Fiocruz/CCAMP - Coleção de Campylobacter
Versão mais recente publicado por FIOCRUZ - Oswaldo Cruz Foundation em Aug 9, 2024
A Coleção de Campylobacter (CCAMP)possui um acervo de extrema importância para a comunidade científica, uma vez que, atualmente, este grupo bacteriano ocupa local de destaque nas linhas de pesquisas de laboratórios em todo o mundo. As espécies termofílicas de Campylobacter são consideradas a maior causa de doença diarreica e/ou disentérica de origem bacteriana nos países industrializados, levando a um intenso monitoramento da campilobacteriose por parte das entidades de vigilância epidemiológica. No Brasil, a presença de Campylobacter spp. não é investigada na maioria dos casos de gastrenterites bacterianas, porque as metodologias de isolamento e caracterização são diferentes daquelas utilizadas na pesquisa dos enteropatógenos bacterianos tradicionais, como as salmonelas, as shigelas e os grupos das E. coli. Porém, no controle sanitário dos alimentos de origem animal, em particular das aves, a investigação deste grupo de bactérias vem se intensificando para o cumprimento da nova legislação vigente. A CCAMP é uma coleção microbiológica, cujo acervo é composto por linhagens de Campylobacter spp. originárias de diferentes fontes, cultivadas, caracterizadas e preservadas pela equipe do Setor de Campylobacter do Laboratório de Zoonoses Bacterianas (LABZOO) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – RJ). Nessa coleção, estão preservadas cerca de 1.500 linhagens de Campylobacter spp. em estado viável, geneticamente estável e livre de contaminação, que são fornecidas gratuitamente a diversas instituições no Brasil e no exterior, para fins de pesquisa. Em seu acervo, há isolados de materiais clínicos de seres humanos, culturas oriundas de outros animais de sangue quente, linhagens de origem ambiental e alimentar, além de material de referência proveniente de instituições reconhecidas mundialmente (ATCC e outras instituições). A vinculação direta da Coleção de Campylobacter com as linhas de pesquisa desenvolvidas no Setor de Campylobacter do LABZOO possibilita a caracterização de linhagens utilizando métodos fenotípicos e genotípicos, acompanhando os avanços tecnológicos da área. A CCAMP atualmente está filiada a World Federation for Culture Collections, WFCC, sob o registro WDCM 1052 e foi credenciada como Fiel Depositária de Amostras de Patrimônio Genético pelo Conselho de Gestão de Patrimônio Genético (CGEN/Ministério do Meio Ambiente), de acordo com o Aviso de Credenciamento nº 022/2010/SECEX/CGEN, publicado no D.O.U. em 16/03/2010. Para maiores informações acesse a página web da CCAMP/ For more information please visit the CCAMP website: http://ccamp.fiocruz.br/
Registros de Dados
Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 200 registros.
Este IPT armazena os dados e, portanto, serve como um repositório de dados. Os dados e os metadados do recurso estão disponíveis para download no seção de downloads. A tabela de versões lista outras versões do recurso que foram disponibilizadas ao público e permite o rastreamento das alterações realizadas no recurso ao longo do tempo.
Downloads
Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:
Dados como um arquivo DwC-A | download 200 registros em Portuguese (10 KB) - Frequência de atualização: diariamente |
---|---|
Metadados como um arquivo EML | download em Portuguese (10 KB) |
Metadados como um arquivo RTF | download em Portuguese (9 KB) |
Versões
A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.
Como citar
Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:
Fiocruz/CCAMP - Coleção de Campylobacter. v1.12. FIOCRUZ - Oswaldo Cruz Foundation. Dataset/Occurrence. http://ipt.fiocruz.br/ipt/resource?r=fiocruz_ccamp&v=1.1213
Direitos
Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:
O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é FIOCRUZ - Oswaldo Cruz Foundation. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC) 4.0 License.
GBIF Registration
Este recurso foi registrado no GBIF e atribuído ao seguinte GBIF UUID: 3ebd762b-6924-43a8-8598-b61314091c2c. FIOCRUZ - Oswaldo Cruz Foundation publica este recurso, e está registrado no GBIF como um publicador de dados aprovado por GBIF Brazil.
Palavras-chave
Occurrence; Specimen
Contatos
Quem criou esse recurso:
Quem pode responder a perguntas sobre o recurso:
Quem preencher os metadados:
Quem mais foi associado com o recurso:
Cobertura Geográfica
América do Sul
Coordenadas delimitadoras | Sul Oeste [-34.19, -75.39], Norte Leste [5.82, -33.24] |
---|
Cobertura Taxonômica
O gênero bacteriano denominado Campylobacter é formado por bastonetes Gram-negativos, curvos, móveis, não formadores de esporos, que causam doenças em animais e seres humanos. As espécies isoladas com maior frequência são Campylobacter jejuni, Campylobacter coli e Campylobacter fetus.
Gênero | Campylobacter sp. |
---|
Metadados Adicionais
Identificadores alternativos | 3ebd762b-6924-43a8-8598-b61314091c2c |
---|---|
http://ipt.fiocruz.br/ipt/resource?r=fiocruz_ccamp |